Proposta
O Colégio Estadual do Paraná, teoricamente, é o modelo ideal de educação pública, mas nós, alunos desta instituição, sabemos que estamos longe de alcançar a utopia.
Cansados de ver pessoas cujo objetivo está muito além dos portões da nossa escola, decidimos criar a chapa CEP em FOCO®.
Temos como objetivo, primeiramente, proporcionar VEZ e VOZ aos alunos. Pretendemos buscar melhorias em todos os setores do CEP. Desde o administrativo até o social - tendo em vista que é responsabilidade da direção melhorar esses ambientes fisicamente.
Participaremos ativamente dos assuntos relacionados a comunidade escolar e faremos a ligação:
alunos ↔ grêmio estudantil ↔ direção.
Ao decorrer do ano, realizaremos muitas atividades, principalmente de caráter social e cultural, conforme o cronograma publicado na Linha do Tempo.
Pautas para debater com a direção:
- Arrumar o piso da quadra de esportes;
- Arrumar os chuveiros dos vestiários (são frios e não há privacidade);
- Pintar a academia (Com desenhos nas paredes relacionados a musculação);
- Melhorar a ventilação da academia (fazer janelas ou instalar ventiladores)
- Arrumar a iluminação da academia;
- Colocar tabuleiros de xadrez na biblioteca (as peças ficariam com as bibliotecárias. Para retirá-las, o aluno entrega a carteirinha. A carteirinha é devolvida após a conferência de todas as peças);
- Mural da transparência da direção;
- Reativar o jornal;
- Reativar a rádio (músicas na hora do intervalo, dando aos alunos a oportunidade de escolher. Faremos uma lista, onde o ouvinte coloca o nome da música e tocaremos conforme a ordem de inscrição);
- Saídas para teatros, museus, cinemas, cavernas, cânions, entre outros lugares;
- Laboratório do Técnico em Prótese Dentária
- Espaço para o Técnico em Comunicação e Artes (integrado) e Técnico Audio e Vídeo (subseqüente) na rádio do colégio.
- Fazer convênios entre o CEP e instituições que tenham estágios técnicos, como: clinicas de prótese dentária; teatros, secretarias, rádios, redes de televisão etc...
- Dividir cursos técnicos em 1º e 2º ano no turno da tarde e 3º e 4º no turno da manhã, ou os 4 anos no período da manhã.
- Proporcionar visitas mais freqüentes ao canteiro de obras para o Técnico em Edificações.
- Softwares mais avançados para o curso de informática.
- Organizar, em parceria com o Técnico em Edificações, projetos para tornar o Colégio mais sustentável.
- Melhorar o acervo de figurinos direcionados ao GRUTA e aos técnicos em Arte Dramática (integrado e subseqüente) e Comunicação e Arte.
- Ajudar os terceiros anos com a formatura;
- Criar uma horta para os alunos, no observatório;
- Comprar lixeiras grudadas para a separação do lixo;
- Organizar grupos de discussões nas tendas. Discutiremos temas como preconceito, inclusão social, meio ambiente, religião, entre outros.
- Curcep;
- Treinos de ping-pong e novos jogos.
Linha do Tempo
Nos dias 8,13,14 e 15/2 faremos o CepTour com todos os alunos novatos do colégio e entregaremos a eles o Diploma de Calouro, um projeto resgatado da década de 1930, em parceria com o centro de memórias do CEP, é uma brincadeira entre veteranos e calouros para dar as boas-vindas a todos os novatos em nossa escola, com a intenção é integrar os alunos novos com os alunos antigos.
10/03: Nessa data, nós pretendemos fazer uma festa para os alunos novos se conhecerem e os veteranos se reencontrarem. Ela serve também para que juntemos fundos para a realização dos outros trabalhos que acontecerão durante todo o ano.
28/02: Começaremos a planejar a semana cultural, isto é, divulgaremos o projeto, vamos organizar a programação, o local, os trabalhos, as despesas que teremos, entre outras coisas
29/02: Começaremos a contar os pontos do inter-salas que acontecerá durante todo o ano. Os pontos serão contados da seguinte forma: uma vez por semana, seguindo uma tabela feita pelo GECEP, as inspetoras de cada corredor passarão nas salas para fazer a avaliação da organização e da limpeza da turma, isto é, em um determinado dia, sem ser comunicado aos alunos, elas irão ver se as carteiras estão devidamente enfileiradas, se o chão está limpo, se o quadro está apagado e se os livros nos armários estão organizados. Para essa avaliação será dada uma nota, sendo ela positiva ou negativa, isto é, vai de -10 até +10 pontos. Outra forma de ganhar pontos é arrecadando latinhas. Esses pontos serão calculados por peso e essas latinhas serão vendidas para uma cooperativa, com o dinheiro da venda compraremos o premio para a sala vencedora no final do ano. E por fim, os campeonatos de esportes que acontecerão durante todo o ano.
16/03: Dia da ''grafitagem consciente''. Será realizado um concurso antes dessa data para escolhermos os melhores desenhos apresentados pelos alunos. Os escolhidos serão reproduzidos em grandes telas e espalhados pelo colégio para que todos possam ver e apreciar. Entendemos que a grafitagem não é apenas um desenho qualquer. O grafite tem muito a transmitir, e é exatamente isso que queremos. Queremos que os alunos transmitam mensagens para os demais.
26/03-02/04: Organizaremos uma arrecadação de doces e chocolates para doar a uma comunidade carente na Páscoa.
21/05-25/05: Semana da conscientização (sexo seguro, drogas, gravidez, bullying, homofobia, xenofobia, vandalismo...). Espalharemos cartazes pelo colégio com informações sobre os assuntos que serão abordados, fecharemos parcerias com estudantes da federal (por exemplo) para falarem sobre gravidez na adolescência, drogas... e pessoas que venceram esses preconceitos e hoje são bem sucedidos tanto emocional como profissionalmente.
28/05-08/06: Campanha de arrecadação de agasalhos.
05/06: Dia do meio ambiente. Organizaremos atividades com o ensino fundamental, onde os alunos poderão plantar árvores, debater e assistir palestras sobre o tema, para incentivá-los a cuidar melhor do nosso planeta.
23/06: Festa Junina. Combinaremos com os terceiros anos para montarmos barraquinhas, pois assim conseguiremos dinheiro tanto para o GECEP, quanto para a formatura.
06/08-17/08: Incentivo a leitura. Faremos arrecadação de livros. Todos os livros arrecadados irão para escolas que não tem biblioteca.
25/06-29/06: Semana cultural. Nessa semana haverá um soletrando, uma mini olimpíada de matemática, FECON (feira do conhecimento – química, física, biologia, historia, geografia, edificações, comunicação, arte dramática, prótese dentária, secretariado...), exposição de fotos do curso de fotografia, exposição de maquetes da maquetaria, pinturas feitas por alunos da escolinha de artes, show de talentos, competição de xadrez, palestras com profissionais das profissões a serem apresentadas, teatros sobre obras da federal... Durante a semana cultural, os trabalhos apresentados serão avaliados por uma comissão.
29/09: Mini Óscar. Funcionará de uma forma parecida com o Óscar. Os melhores trabalhos da semana cultural irão concorrer ao premio. Definiremos as categorias com antecedência. Entre o resultado de uma categoria e outra, grupos de dança, bandas, atores, etc, irão se apresentar.
10/08: Dia do professor. Faremos uma homenagem e um mural com mensagens dos alunos.
23/10: Resultado da arrecadação de latinhas e pontos avaliados no Inter Salas durante todo o ano.
27/10: Festa a caráter do dia das bruxas.
03/11: Aniversário do GECEP
20/11: Dia da consciência negra. Faremos palestras falando das contribuições da cultura negra na formação do país. Haverá também apresentações de capoeira, grupos afro, poesias, músicas...